BOLSÃO DARWIN CARIACICA 2022

Compartilhe este post

Submit to FacebookSubmit to Google BookmarksSubmit to TwitterSubmit to LinkedIn
BOLSÃO SE.CA
REGULAMENTO BOLSÃO DARWIN CARIACICA 2022

REGULAMENTO DO CONCURSO DE BOLSAS DE ESTUDO


Destinado aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio do CENTRO DE ENSINO DARWIN GRANDE VITÓRIA.

  1. DO OBJETO
O concurso de Bolsas de Estudo objetiva aferir candidatos que pretendam cursar no ano letivo de 2022, um dos quatro anos do Ensino Fundamental e uma das três séries do Ensino Médio no Centro de Ensino Darwin Grande Vitória. A concessão de Bolsas de Estudo, nos termos deste regulamento, visa estimular e premiar os candidatos de melhor desempenho na prova, denominado “bolsão” que será realizado de forma presencial em datas específicas por série, seguindo as orientações de segurança e saúde vigentes e as determinações dos órgãos competentes. Este Regulamento está divulgado no site www.darwincariacica.com.br, conforme material publicitário.


  1. DA INSCRIÇÃO
As inscrições podem ser efetivadas a partir do dia 23 de agosto de 2021, até às 17 horas da sexta-feira anterior à aplicação da prova, de forma presencial.

A inscrição será efetivada após o pagamento da taxa de R$ 20,00 (vinte reais), em espécie, na Secretaria da escola.

No ato da inscrição é necessário informar um documento de identificação pessoal (certidão de nascimento ou RG) do aluno e os meios (e-mail e telefone) de contato do responsável do candidato. É de responsabilidade do candidato/responsável o preenchimento das informações solicitadas, bem como a série que o candidato irá cursar no próximo ano letivo. A comprovação sobre a matrícula do ano vigente (para alunos externos) poderá ser solicitada posteriormente.

As solicitações de atendimento especializado, para o dia da prova, devem ser manifestadas no ato da inscrição, respeitando o prazo mínimo de 7(sete) dias úteis anteriores à data da prova para as devidas providências. O responsável pelo aluno inscrito deve comprovar a condição que motiva o pedido, conforme as regras seguintes:

·         Nome completo do participante;

·         Diagnóstico com a descrição da condição que motivou a solicitação e o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10);

·         Assinatura e identificação do profissional competente com respectivo registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), registro do Ministério da Saúde (RMS) ou registro de órgão competente.


O participante que tiver o documento ou a declaração/parecer que motivou a solicitação de Atendimento Especializado aceito terá direito ao tempo adicional de 30 minutos no dia da realização do Exame, desde que solicite no ato da inscrição.


  1. DAS AVALIAÇÕES
As avaliações serão pautadas nos princípios do Projeto Pedagógico elaborado segundo as diretrizes curriculares vigentes. Os alunos do 6º ao 9º do Ensino Fundamental resolverão questões das disciplinas de Matemática e de Língua Portuguesa, incluindo Redação, além de questões de Habilidades Socioemocionais, totalizando 21 questões objetivas e uma proposta de Redação.

Matemática

Língua Portuguesa

Habilidades Socioemocionais

Redação

08 questões

(1 ponto cada questão)

08 questões

(1 ponto cada questão)

05 questões

(1 ponto cada questão)

01 questão – Proposta de Redação

(10 pontos)

Total de Pontos = 31


Os estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio farão a avaliação com questões das disciplinas de Matemática, Língua Portuguesa e Habilidades Socioemocionais, sendo o total de 40 questões objetivas distribuídas conforme a planilha a seguir:

1ª e 2ª série - Ensino Médio

Matemática

Língua Portuguesa

Habilidades Socioemocionais

18 questões

(1 ponto cada questão)

17 questões

(1 ponto cada questão)

05 questões

(1 ponto cada questão)

Total de Pontos = 40


Os que disputam bolsas para a 3ª série do Ensino Médio resolverão questões de Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História, Geografia e Socioemocionais, totalizando 40 questões objetivas, conforme detalhado na planilha abaixo:

3ª série - Ensino Médio

Matemática

05 questões (1 ponto cada questão)

Língua Portuguesa

05 questões (1 ponto cada questão)

Biologia

05 questões (1 ponto cada questão)

Química

05 questões (1 ponto cada questão)

Física

05 questões (1 ponto cada questão)

História

05 questões (1 ponto cada questão)

Geografia

05 questões (1 ponto cada questão)

Habilidades Socioemocionais

05 questões (1 ponto cada questão)

Total de Pontos = 40


Parágrafo único: A prova de Habilidades Socioemocionais será constituída de cinco questões de temáticas diversificadas, especificadas de acordo com a série no Programa de Conteúdos do “Bolsão”, bem como a partir de conteúdos digitais que serão fornecidos por e-mail pelo Centro de Ensino Darwin Grande Vitória. O objetivo da avaliação é identificar a capacidade do estudante em reconhecer suas emoções e do outro como integrantes do processo de desenvolvimento do homem para a resolução de conflitos e para a cooperação, de modo a contribuir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.


  1. DAS DATAS, LOCAIS E RESULTADOS

As provas de seleção de bolsas para candidatos às vagas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª séries do Ensino Médio serão aplicadas nas unidades das cidades onde os interessados efetuarem suas inscrições de forma presencial.

Em Cariacica, a prova ocorrerá na unidade localizada à Avenida Alice Coutinho Santos, nº 109, no Bairro Vera Cruz.

A prova será aplicada em datas e horários específicos para cada turma, conforme cronograma a seguir:

Ensino Fundamental

Candidatos à Série

Data e Horário de Prova

6º Ano

18 de Setembro, 14h às 17h

7º Ano

19 de Setembro, 10h às 13h

8º Ano

19 de Setembro, 10h às 13h

9º Ano

19 de Setembro, 14h às 17h



Ensino Médio

Candidatos à Série

Data e Horário de Prova

1ª Série

25 de Setembro, 14h às 17h

2ª Série

26 de Setembro, 10h às 13h

3ª Série

26 de Setembro, 10h às 13h


Parágrafo único: as datas e horários poderão sofrer alteração, caso o cenário de classificação de risco dos municípios exijam nível de isolamento crítico, respeitando as normas e orientações dos órgãos competentes.

Caso o número de inscritos ultrapasse a capacidade de cadeiras da escola, parte dos candidatos será direcionada a realizar a prova em outro local, a ser divulgado no site da escola, com 2 dias de antecedência da prova, ou poderemos distribuir a aplicação das provas em mais dias.

No dia da prova, o candidato deverá apresentar o mesmo documento de identificação pessoal (certidão de nascimento ou RG) registrado na inscrição presencial. Caso não apresente um documento de identificação pessoal, o candidato será desclassificado.

Os candidatos deverão estar munidos do seguinte material: lápis, caneta esferográfica preta ou azul e borracha.

Será proibido o uso ou porte de pageres, aparelhos celulares e quaisquer outros aparelhos eletroeletrônicos durante a realização da prova. Também será proibida a saída do candidato da sala em que a prova será realizada, antes do tempo de 1 hora transcorrida da avaliação, apesar de ter concluído o processo em tempo menor.

As provas serão aplicadas seguindo todos os protocolos de segurança, como o distanciamento, a higienização de mãos e ambientes, a redução de circulação de pessoas na escola, a aferição de temperatura corporal, dentre outras ações, estando o candidato obrigado ao uso de máscara. De acordo com o número de candidatos inscritos, respeitando o distanciamento e a capacidade das salas, fica determinado a aplicação das provas em dias diferentes por série.

O candidato deverá seguir as normas de saúde e segurança vigentes no período de aplicação da prova, como exemplo, a utilização de máscaras individuais, a higienização das mãos ao chegar no ambiente da escola. Assim como os acompanhantes, residentes em outros municípios, que optarem por permanecer na escola, enquanto o aluno estiver realizando a prova.

O Gabarito estará disponível nas unidades envolvidas no processo de avaliação ou site do Darwin Cariacica, na segunda-feira posterior à aplicação da mesma, após às 16 horas.

Após concluída a correção, a tabela com percentuais de desconto será divulgada no site da escola e o resultado será comunicado ao candidato ou responsáveis pelo Centro de Ensino Darwin Grande Vitória, via contato por telefone, no dia 06 de outubro de 2021.


  1. DA REVISÃO DA PROVA/REDAÇÃO (EF)

O pedido de Solicitação de Revisão de Questão Objetiva pode ser feito via Requerimento, que será preenchido pelo responsável do aluno, no período de até 2 dias da divulgação do gabarito, entre 8h e 17h, diretamente à Secretaria da escola, por meio do e-mail (bolsaodarwin.cariacica@gmail.com ) ou presencial.

Para os inscritos nas séries do Ensino Fundamental, o Pedido de Revisão da Redação deverá ser feito via Requerimento, que será preenchido pelo responsável do aluno, no período até 3 dias após a divulgação do resultado, entre 8h e 17h, diretamente à Secretaria da escola, por meio do e-mail (bolsaodarwin.cariacica@gmail.com ) ou presencial.

O retorno das solicitações, que seguirem os critérios acima, será dado pela Pedagoga, cumprindo o prazo de 48 horas, após o final dos períodos supramencionados.

  1. DAS BOLSAS DE ESTUDO

Serão concedidas bolsas de estudo de acordo com o desempenho do aluno no concurso de bolsas de estudo, estando válidas, exclusivamente, para as turmas do turno matutino.

O ponto de corte estabelecido para o Ensino Médio é de 21 pontos e, para o Ensino Fundamental, 10 pontos.


  1. DOS CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Os critérios de desempate pautar-se-ão da seguinte forma:

Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

1º - Maior pontuação na prova de Redação;
2º - Maior pontuação na prova de Português;
3º - Ser aluno Darwin;
4º - Por ordem de inscrição presencial.

Ensino Médio (1ª e 2ª séries)

1º - Maior pontuação na prova de Português;
2º - Maior pontuação na prova de Matemática;
3º - Ser aluno Darwin;
4º - Por ordem de inscrição presencial.


Ensino Médio (3ª série)

1º - Maior pontuação, respectivamente, nas provas de Português, Matemática, Química, Biologia, Física, História e Geografia, respectivamente;

2º - Ser aluno Darwin;

3º - Por ordem de inscrição presencial.



  1. DA MANUTENÇÃO DAS BOLSAS

A bolsa dará direito ao aluno frequentar o curso da série em que se matricular até o final do ano letivo de 2022.

O aluno bolsista se compromete a adquirir o uniforme e materiais escolares.

A bolsa não contempla os passeios/excursões.

O aluno bolsista também se compromete a cumprir o regulamento e as normas disciplinares da escola, bem como participar dos concursos internos e externos referentes a sua área de interesse.

Para garantir o desconto a partir da 2ª mensalidade de 2022, o responsável deverá efetuar matrícula até 26 de novembro de 2021.

Obs.: O desconto concedido pelo Bolsão não é valido para a 1ª parcela da anuidade 2022 e não é cumulativo com outros descontos ofertados pela escola.


É condição para o concurso de Bolsas de Estudo 2022 ter validade e ser mantido vigente para o próximo ano letivo, a existência de matrículas suficientes para formação de turma, logo, o Darwin, reserva-se, até 20(vinte) dias antes do início de cada período letivo, o direito de cancelar o concurso de Bolsas de Estudo, bem como, de qualquer turma cujo número de alunos seja inferior a 60%(sessenta por cento) ao previsto na norma vigente do CEE/ES, proporcionando ao aluno, neste caso, o direito de ocupar uma vaga em outra turma da mesma natureza, no mesmo ou em outro turno, desde que, exista tal disponibilidade.

As bolsas de estudos são limitadas e estão diretamente relacionadas ao número de alunos por sala de aula, conforme determina a Resolução n.º 3.777/2014 – CEE-ES. Nestes termos, a concessão de bolsas seguirá a classificação do aluno e está vinculada ao limite de número de alunos por sala de aula.



A bolsa será automaticamente cancelada:

·         Ao final de cada ano letivo;

·    Quando o aluno apresentar baixo rendimento escolar, não atingindo o percentual de 60% na média trimestral;

·         Quando por falta de assiduidade com frequência abaixo de 50% às aulas;

·         Quando apresentar conduta inadequada aos padrões adotados pelo colégio;

·         Quando infringir o regulamento do Colégio;

·    Não tiver número suficiente de matrículas para formação de turma para o próximo ano letivo.



O Darwin assume o compromisso de seguir todos os cuidados, orientações sanitárias e governamentais para a prevenção da COVID 19, e, desde já, fica consignado neste regulamento, que a pandemia constitui força maior, logo o Darwin não se responsabiliza por qualquer contaminação que venha ocorrer no decorrer da realização das provas do concurso de bolsas.

Informamos também que, em consonância com a Lei Federal n.º 13.709/2018, os dados coletados no formulário de inscrição presencial, são necessários para fins de identificação do candidato e do responsável, para comunicação entre o Darwin e estes, e para confirmação da identidade do candidato no dia da prova. Estes dados serão coletados, tratados e armazenados apenas durante o período necessário a conclusão do processo do Bolsão Ensino Fundamental e Médio 2022. Ressaltamos que os dados coletados serão de uso exclusivo do Darwin Cariacica.

Ao preencher o formulário de inscrição você está ciente e consentindo com a coleta e tratamento dos seus dados pessoais informados.

A Instituição se reserva o direito de, a qualquer momento, alterar os critérios para concessão da manutenção das bolsas.



Cariacica, Agosto de 2021.


Centro de Ensino Darwin Grande Vitória

Nelson Adam Czartoryski Gonçalves

Diretor Pedagógico

Fique conectado

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do que está rolando no Darwin.

Twitter

Ir para o topo

Nosso site coleta informações através de formulários, caso preenchidos por você, além de utilizar cookies, que são informações coletadas a partir do seu navegador de internet.
Respeitamos o seu direito de não fornecer essas informações e de saber como as utilizamos. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.
Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.